sábado, 22 de novembro de 2014

Retiros Peregrinos Janeiro Fevereiro 2015



R E T I R O S    P E R E G R I N O S
Nos passos de Francisco da Soledad
de Salvador a Cruz das Almas


Do domingo 18 ao domingo 25 de janeiro de 2015,
ou
do domingo 01 ao domingo 08 de fevereiro de 2015

__________________________________________________________________________________________________________________________________________ 
          Saindo de Salvador no saveiro Sombra da Lua

e peregrinando por 
       São Francisco do Paraguaçu
       Santiago do Iguape
       Cachoeira
        Maragogipe
                  até Cruz das Almas
__________________________________________________________________________________________________________________________________________ 


O "Retiro peregrino" oferece de viver uma experiência de Deus, um retiro, no contexto de uma peregrinação.
Peregrinar é seguir Jesus-peregrino no despojamento e na mística dos peregrinos, indo a pé pelas comunidades dos interiores, sem ter “nem uma pedra onde repousar a cabeça”, “sem levar nada para o caminho”, “nem pão nem dinheiro”, mas carregando no coração a confiança íntima na presença de Deus e a esperança do Reino do Pai...
Durante cada semana de retiro peregrino, seguiremos os passos do peregrino Francisco da Soledad, quando foi de Salvador para a Lapa do Bom Jesus, acompanhando o Rio Paraguaçu. 
Seremos acolhidos nas paróquias do Recôncavo da diocese de Salvador, encontrando o Povo de Deus das comunidades rurais como das sedes. Com ele, celebraremos nosso Deus, Pai do Bom Jesus Luminoso, o Deus de Francisco da Soledad e do Povo Romeiro.

Peregrinar é, ao longo do caminho, colocar-se disponível, dócil ao sopro do Divino Espírito, para experimentar o Reino do Pai anunciado pelo Bom Jesus:
·         na convivência fraterna que torna este Reino presente entre nós;
·         nos encontros ao longo do caminho, especialmente com os mais pobres e excluídos, como nas famílias e comunidades que acolhem os peregrinos;
·         nas celebrações do Povo de Deus, reunido em Igreja nas comunidades como nos templos;
·         nos “inesperados de Deus” que sempre acontecem nas voltas do caminho...

Nesses momentos privilegiados do Reino do Pai, procuraremos acolher a graça de encontrar Jesus...
·         no irmão, na irmã que caminha comigo,
·         na pessoa dos ‘anawin’ – os mais pobres entre os mais pobres,
·         na pessoa que acolhe, oferece um copo de água, na família que hospeda na intimidade do seu lar, na comunidade que recebe no seu meio os peregrinos;
·         nas celebrações das comunidades pelas quais passaremos, reunidas pelo Espírito Santo...

A vida e espiritualidade do peregrino Francisco da Soledad acompanharão nossa peregrinação: como ele carregaremos no coração o Bom Jesus Luminoso, deixaremos sua luz iluminar nosso caminhar.
Introduções bíblicas, meditação da Palavra, prática da oração do coração ou do Nome de Jesus, caminhadas em silêncio, celebrações... alimentarão nosso peregrinar.
O mesmo retiro peregrino acontecerá em janeiro e fevereiro de 2015, nas datas relacionadas, seguindo o mesmo percurso.

Janeiro 2015
Domingo 18 ao domingo 25
Fevereiro 2015
Domingo 01 ao domingo 08
Domingo
de Salvador até São Francisco do Paraguaçu,
no saveiro Sombra da Lua
De 2ª feira
até
Sábado
Peregrinação por São Francisco do Paraguaçu,
Santiago do Iguape
Cachoeira
Maragogipe
Cruz das Almas
Domingo
Cruz das Almas

A cada dia, peregrinaremos a pé de uma comunidade para a outra.
Viveremos estas caminhadas na mística dos peregrinos: elas serão para nós, peregrinos e peregrinas, o chão da experiência de Deus. Faremos do nosso peregrinar uma oração, e da nossa oração um peregrinar interior. É no caminho, nas voltas do caminho, nos “inesperados de Deus” do caminho que Deus se revelará, nos falará.
A peregrinação é vivida sem nenhum sustento próprio, fiel à mística dos peregrinos. Peregrinaremos portanto “sem levar dinheiro no bolso nem na cintura”, conforme o evangelho. Experimentar durante uma semana este despojamento radical pode tornar-se uma profunda experiência de Deus. É se propor a “ter como única confiança, única esperança, única segurança Deus e só Deus”, como o escreveu Inácio de Loyola, peregrino.




Atenção: a participação a uma peregrinação supõe de caminhar como o grupo dos peregrinos e peregrinas do início até o fim, dentro do espírito proposto de um retiro no caminho, na simplicidade e no despojamento dos peregrinos.
Há necessidade de uma adesão pessoal como resposta a um chamado de Deus para viver esta experiência.


Informações e inscrições
com a Comunidade da Trindade  ~  Salvador
Fone
: 071 ~ 3242 7865
e-mail: igrejadatrindade@gmail.com
Blog: igrejadatrindade.blogspot.com


Peregrino Francisco da Soledad
Depois de anos de vida em Salvador entre a Corte e a prisão, saiu peregrinando de Salvador em 1691 até encontrar à margem do Rio São Francisco uma Lapa, na qual o Bom Jesus Luminoso que ele carregava encontrou seu lugar.
Aí decidiu permanecer, monge eremita, acolhendo quem passava pelo rio e cuidando dos doentes, para os quais construiu até um hospital. Ordenado sacerdote em Salvador, voltou ao seu eremitério, a Lapa do Bom Jesus.
Quem era por ele atendido, cuidado, voltava para agradecer ao Bom Jesus a cura e as graças alcançadas pela intercessão do Monge Peregrino e Eremita, Francisco da Soledad.
Assim nasceram as Romarias a Bom Jesus da Lapa...

Monge eremita da Lapa do Bom Jesus,
de 1691 até 1722


Nenhum comentário:

Postar um comentário